História do Café

Isto é Café

No século IX, uma descoberta estava para revolucionar a história e se tornar uma das mais importantes e populares bebidas em todo o planeta: o café. Uma lenda diz que um pastor das terras altas da Etiópia viu suas cabras mais ativas depois de comer folhas e frutos de uma determinada planta. O pastor provou o fruto e sentiu suas energias renovadas. Logo o boato se espalhou pela região e o café passou a ser utilizado em uma infusão.

A Expansão de Boca em Boca

O oriente passou a ter mais contato com o café apenas no século XVI. Nessa época, o fruto passou a ser torrado pela primeira vez na Pérsia, e na Arábia sua infusão foi chamada de qah’wa (vinho) – de onde surgiu o nome que hoje conhecemos. No início, muitos árabes eram contra a bebida, já que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. Com o tempo isso foi mudando e o café foi aceito até mesmo pelo doutores maometanos, que o indicavam como digestivo, para alegrar o espírito e espantar o sono.

Conquistando o Mundo

O descobrimento de novas terras por todo o mundo e o crescimento do islamismo ajudaram a aumentar a fama do café na Ásia e África. Por volta de 1570 a bebida “maometana” chegou à Itália sendo proibida para os cristãos e só foi liberada após provada e aprovada pelo papa. A partir daí, o café ganhou a Europa: Inglaterra e França se renderam ao seu maravilhoso sabor. A próxima conquista importante foi Java e, em seguida, os Países Baixos. Graças ao comércio marítimo holandês ele chegou ao Novo Mundo (América do Sul e Central) e encontrou clima particularmente propício ao seu rápido desenvolvimento.

O Café é Nosso!

O Brasil deu as boas-vindas ao café apenas no século XVIII. Em 1727 o fruto já tinha grande valor comercial, e foi neste ano que a primeira muda de café-arábico chegou ao país trazida da Guiana Francesa de forma clandestina. As primeiras plantações foram feitas no Norte, com o cultivo se expandindo logo em seguida para o Nordeste. O clima não ajudava e no início do século XIX o café começou a ser plantado experimentalmente em outras regiões, chegando ao Sudeste. O cultivo no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais foi um sucesso, e já a partir de 1830 o café passou a ser o produto mais importante no comércio exterior do Brasil e o principal fator de expansão da agricultura.

 

Sobre a loja

Marca forte e reconhecida pelo seu sucesso e qualidade do melhor café gourmet. Nossa história é marcada pelo espírito empreendedor que respeita e acredita primeiramente na opinião do consumidor.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Caiçara Alimentos - CNPJ: 50.929.884/0001-31 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Design por Integrando.se
© 2015 - Café Caiçara Todos os direitos reservados.       Desenvolvido por Benetton Comunicação